8 de janeiro de 2015

Deuses 2

Saudações terráqueos!Estou trazendo a segunda parte da postagem Deuses.Eu ia fazer uma postagem em uma postagem só, mas a primeira parte já ficou imensa e eu só havia falado dos deuses gregos e japoneses.Faltaram os celtas, indianos, egípcios, maias, astecas, incas e nórdicos.E quanto aos deuses gregos, esqueci Nereu, as Erinias, mas não poderiam faltar 3 deusas muito importantes, as Moiras(Cloto, Láquesis e Átropos)Essas deusas determinam o destino e a vida das pessoas e deuses, com um fio.Cada pessoa tem um fio da vida.Cloto tece o fio, Láquesis mede o fio(a duração da vida) e Átropos corta o fio, dando fim à vida da pessoa.

E quanto, a mitologia japonesa, esqueci os shinigamis:Eles são os deuses/espíritos que buscam a alma dos mortos.São equivalentes à morte no ocidente.E são muito famosos nos animes...

Explicado isso, vamos prosseguir!

Deuses egípcios
Atum-O deus dos peixes O deus primordial, ele é o Deus original, o primeiro Deus.Ele criou o sol, Rá, e mais tarde os dois se tornaram um só.
Rá- Amon-Rá Ou Rá Amon, é o Deus do sol.Os deuses egípcios são famosos por serem deuses Antropozoomórficos, ou seja, eles tinham partes humanas, e partes animais.Todos os dias, ele morria e nascia no dia seguinte no horizonte.Rá é um deus com cabeça de falcão.Ele é um dos deuses mais importantes.
Ptah-O deus dos artesãos e arquitetos.Era representado mumificado com um cetro na mão, ele é o deus de obras em pedra.É o marido de Sekhmet.
Shu-O deus do ar seco, da luz e do calor.Ele é o responsável por separar o céu e a terra, segurando o céu., Nut.Ele afasta a fome dos mortos.Filho de Rá.
tefnut-A deusa das nuvens e da umidade, em contrapartida ao seu irmão e marido, Shu, ela afastava a sede dos mortos.
Geb-O deus da terra, era o responsável por guardar o corpo humano para sempre.
Ele fica deitado embaixo de Nut.
Nut-Adeusa do céu.Ela fica arqueada encima de geb, com Shu segurando-a.Seu corpo era coberto por estrelas.Ela é a esposa de Geb.Era representada também transformada em uma vaca.
Osiris-O deus da agricultura, do Rio Nilo e da pós-vida.Ele era o deus mais conhecido do Egito.Ele era um Deus muito bondoso.Era o irmão e marido de Ísis.Seu irmão e algoz, era Seth.Para saber a sua incrível história de Osíris: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os%C3%ADris#O_mito_de_Os.C3.ADris
Ísis-A deusa da maternidade, da fertilidade e da magia.Ísis é uma deusa bondosa e amorosa, e ela tinha asas.Ela buscava defender os oprimidos.Ísis e Osírissão provavelmente o casal mais famoso da mitologia egípcia.São os pais de Hórus.Ela também representa o céu durante o dia.
Seth-O deus(se prepare): da morte, violência, desordem, traição, vingança, ciúme, inveja, deserto, guerra, revolta e serpentes! EM RESUMO É O DEUS DO MAL!Pra você ter ideia, ele rasgou o ventre de Nut para nascer!Ele tem a cabeça de um bichoque até hoje ninguém sabe o que é, e causa discussões.É discutido ser uma mistura de bichos, algo como um cachorro-cavalo-crocodilo-hipopótamo-porco-jumento.Mas também é dito que talvez seja um Aardwak, e parece um pouco, mesmo...

Hórus-Não o confunda com Rá, só por causa da cabeça de falcão,pois ao contrário de Rá, ele é o deus da noite e da lua, e outro deus dos céus.Ele é o filho de Ísis e Osíris, e ele matou Hórus(saiba porque na hisória de Osíris).Na luta contra Seth, seu olho foi arrancado, mas foi substituído por um amuleto de serpente, que também é chamado de olho-de-hórus.Até que enfim, ele conseguiu vencer Seth.Seu olho direito representa o sol, e seu olho esquerdo que foi substituído é a lua.

Néftis-A deusa do céu durante a noite.Ela é irmã de Ísis e esposa de Seth.Mas ela não é do mal,ela é uma deusa bondosa e altruísta.

Hathor-A deusa da beleza, amor, música, e alegria.Era representada como uma mulher com orelhas pontudas e/ou chifres, mas também era representada como uma vaca.

Thoth-Deus do conhecimento, da magia, da sabedoria, artes e ciências.Também era o deus dos escribas, e criou a própria escrita.É um deus muito inteligente,mas não tem pai ou mãe, então não se sabe bem de onde ele veio.Tem cabeça de uma ave, o Íbis.

Anubis-Esse você já deve pelo menos ter visto.O deus da morte e guardião dos mortos, ele tem a função de proteger os sarcófagos dos faraós.É ele também que julga se os mortos podem entrar no mundo espiritual(veja a imagem).Ele usa uma balança, num lado ele coloca o coração do morto, no outro, a pea de Maat.Se o coração for mais leve que a pena, a pessoa é boa, e pode passar. Mas se é mais pesado...você é devorado pelo demônio AMMIT -O devorador- com partes de Leão, Hipopótamo e Crocodilo.O deus Anúbis tinha cabeça de Chacal.

Maat- A deusa da justiça.Ela é a esposa de Thoth.Além de justiça, era a deusa da ordem e da verdade.A pena usada por Anubis para avaliar o peso do coração dos mortos era usada em sua cabeça.

Sekhmet-A deusa da vingança e das doenças.Ela tinha cabeça de leão, e era muito temida por ser uma punição de Rá.Ele a mandou porque não aguentava mais arebeldia humana, mas ela começou a matar todo mundo,até pessoas boas e famílias inteiras para matar sua fome, e Rá precisou intervir.É esposa de Ptah.E sekhmet, também é a Deusa da guerra.

Apep-A deusa do Caos.Era uma imensa serpente de 30 metros que vivia tentando matar Rá.Ele sempre a matava, mas ela ressurgia.Quando acontecia um eclipse, era ela tapando a luz de Rá.

Sobek-O deus com cabeça de crocodilo, ele é o Deus do Rio Nilo.Porque nada melhor para representar o Nilo do que o Crocodilo.Mas apesar de ser meio crocodilo, ele era um deus bom, o Nilo era a principal fonte de sustento egípcia.

Khnum-O deus dos aspectos criativos, da arte e é um deus criador dos humanos também, pois ele ajudou a criá-los.Ele tem cabeça de carneiro,e também é um controla a corrente do Nilo.Ele ajudou a criar o homem, tanto o corpo e o ka.O que é KA? Ka é o conceito de Alma dos egípcios, de uma forma simplificada, porque é um pouco mais complexo que isso a definição de Ka.Mas agora você já viu que há muitos nomes para "energia vital": Alma, Ka, Ki, Shi, Prana, Cosmos, Força, Haki e Chakra.

Bastet-A deusa da fertilidade e protetora das mulheres, tem cabeça de uma gata.Às vezes é representada como uma gata.

Deuses hindus
Brahma-O principal deus do hinduísmo, ele é o grande deus criador do hinduísmo.Segundo os hindus, um dia de Brahma, é como 4320000000 anos para nós.Todo dia ele cria o universo ao acordar, quando vai dormir o universo queima em chamas, e no dia seguinte, cria -o de novo.Ele tem 4 cabeças e oto braços.É marido de Sarasvati.

Vishnu-É o deus responsável pela manutenção do universo, o preservador.este deus tem quatro braços.Segundo as lendas, ele desce ao mundo sob várias formas, e estas formas são chamadas de AVATARES.Não esse.nem esse!Os avatares hindus são esses: Matsya (peixe), Kurma (tartaruga), Varaha (javali), Narasimha (homem-leão), Vamana (anão), Parashurama (homem com machado), Rama (arqueiro), Krishna, BUDA e Kaiki(espadachim no cavalo)-o último ainda vai vir.E é isso mesmo, a lenda diz que o sétimo avatar de vishnu é Buda!

Shiva- Esse deus é chamado de "destruidor".Mas não se precipitem, ele não é mau, ele é um deus dexcrito como muito bondoso.Ele destrói algo, para criar algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de TRANSFORMADOR.Por isso, ele está ligado ao fogo, que detrói, mas também purifica, e o que passa pelo fogo, vira algo novo.Ele também é ligado à prática da Yoga.nas ilustrações, ele sempre está com um tridente, TRISHULA, que ele usa para destruir a ignorância humana.ele também é sempre mostrado com uma Naja, que representa a morte, ou seja, ele dominou a morte.Sua esposa é Parvati.

Ganesha-O deus do conhecimento e da sabedoria.Ele é famoso por ter cabeça de elefante.Ele tem 4 braços e só uma presa.Ele se transporta montado num rato.Ele é chamado de destruidor de obstáculos, pois traz soluções lógicas.Ele é também o deus da boa sorte e da prosperidade, sendo também conhecido por destruir a vaidade, o orgulho e o egoísmo.

Sarasvati-Esposa de Brahma, é a deusa do aprendizado, sabedoria, artes e música.Ela é representada por um cisne e um lótus branco.Ela é representada também tocando um Sitar.É a protetora dos músicos, artesãos, pintores, atores,escritores, etc...

Lakshimi-A deusa da beleza, fartura, generosidade e riqueza.Essa deusa traz boa sorte e fortuna.É a esposa do deus Vishnu.

Parvati-Irmã de Vishnu e do Rio Ganges, mãe de Ganesha e a esposa de Shiva, deusa do amor, fertilidade e devoção.Ela representa a boa esposa.

Indra-É o deus das tempestades e do relâmpago.Ele já foi o rei dos deuses no passado.Mas ainda é um deus muito importante, mesmo assim.Ele monta um elefante branco, chamado Airavata.Ele é um grande guerreiro, tem grande bravura e força.Também é o deus do céu.

surya-O deus do sol.Ele habita a esfera solar, Suryaloka.Segundo a lenda, à cada pôr do sol, Surya se banha no rio ganges, um imenso rio que é sagrado na Índia.Para os indianos, algunss planetas do sistema solar são deuses e formam o Navagraha, e o líder deles é Surya.Os outros navagraha são: Chandra(lua), Buddh(mercúrio), Shukra(vênus), Magala(marte), Guru(júpiter), Shani(saturno), Rahu(eclipse) e Ketu(deus lunar descendente).

Durga-É considerada a deusa suprema.Ela é chama de grande mãe, e é utra forma de Parvati.Durga é representada montada num tigre, e tem 10 braços.Ela é a deusa do feminino e criatividade.Em suas mãos, tem muitas armas, pois essa deusa caça demônios.mas apesar de ser bem feminina, é uma deusa guerreira.

Yama-Osenhor da morte, ele governa o submundo.Também é ele quem vem buscar a alma das pessoas.No mundo dos mortos, ele pune as pessoas por seus pecados, mas depois de terem pagado por seus pecados, ele as manda para o mundo para renascer, ou manda-as para o paraíso.Ao contrário do que possa parecer, então, ele não é um deus mau.

Kali-A deusa da morte.Mas ela não é como Yama.kali é uma deusa sangguinária e que adora sacrifícios.Ela é representada como tendo um olho na testa,  um colar cheio de cabeças humanas, eusa uma saia feita de braços!E você aí achando que a Yuno Gasai é sanguinária...Não, eu não assisto e nunca assisti, mas já vi a personagem.Kali também é muito representada mostrando a língua.kali é uma das mais respeitadas e temidas deusas indianas, e com razão!

Kama-O deus hindu do amor.Ele é o equivalente indiano do Cupido, pois também atira flechas que fazem as pessoas se apaixonarem.

Garuda-O deus-pássaro.Ele é um deus mensageiro, deus dos sonhos e da imaginação.Brilhante como o sol, émontaria do deus Vishnu.Ele é um grande inimigo das serpentes nagas.A mãe de Garuda, era prisioneira dos Nagas.Ele foi até eles querendo saber o que tinha que fazer pra libertá-la.A condição foi que ele roubasse a água da imortalidade dos deuses.Ele voou até a montanha aonde estava a água, mas para pegá-la teve que enfrentar exércitos de deuses e 2 dragões.Ele trouxe a água até eles, mas antes que pudessem beber, os deuses tiraram deles, e Garuda teve sua mãe livre.Ele pode visitar as pessoas, em seus sonhos, e ele dá aos humanos, imaginação.


Fontes:
pt.wikipedia.org
http://www.suapesquisa.com/mitologianordica/
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/deuses_hinduismo.htm

Muito obrigado a todos!                                                                          
Lucas F. de C. Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário